HISTÓRIA DO SINTEST - RN |
Em 1988, a Constituição Federal afastou a restrição prevista na CLT, garantindo ao servidor público civil o direito à associação sindical. A regra constitucional veio a legitimar um movimento já existente, uma vez que os servidores públicos se aglutinavam em associações não reconhecidas como entidades sindicais, embora agissem muitas vezes como tais. Três anos depois da legalização, um grupo de trabalhadores, fundou no dia 12 de abril de 1991, o atual Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior.
O ano de fundação foi um ano difícil, em virtude da conjuntura da época. No Brasil, um novo pacote veio para arrochar ainda mais os salários dos trabalhadores. A inflação acumulada no ano era em torno de 931,45%. Collor diz que tem aquilo roxo. Zélia Cardoso perde o controle da paixão e da inflação.
Desde sua fundação, o SINTEST/RN atua fortemente nas lutas da categoria dos técnicos como também nas da categoria do serviço público em geral. Trilhando esse caminho, o sindicato participou da Greve Geral ainda em 1991. Em 1998, se uniu a categoria na luta pela paridade entre ativos e aposentados, saindo vitorioso. No ano de 2001, a luta foi pela incorporação da GAE - Gratificação de Atividade Executiva. Um vitória especial, já que a categoria de técnico-administrativos foi a única a conquistar tal feito no Governo FHC.
O ano de 2004 foi marcado por uma greve de quase três meses, tendo como resultado a aprovação do Plano de Carreira (PCCTAE), reivindicação da categoria há mais de 10 anos. A luta continuou nos anos seguintes, com greves em 2005 e 2007. Nessa última, os técnicos de todo país paralisaram as atividades por cem dias, resultando na assinatura do Termo de Compromisso que garantiu elevação do piso salarial e do teto, implementação do Auxílio Saúde ainda em 2007 e a manutenção da paridade. A mais recente luta vem se dando há mais de um ano e tenta derrubar o Projeto de Lei que transforma os Hospitais Universitários em Fundações de Direito Privado.
Além de tudo isso, há a constante luta nos Colegiados Superiores da UFRN e UFERSA, já que o SINTEST/RN procura sempre ter representantes nesses conselhos, defendendo
os direitos dos técnicos e buscando novas conquistas.
Ao longo do tempo foram adotadas medidas para que o sindicalizado fosse cada vez mais privilegiado com as ações do SINTEST/RN. Conheça algumas delas:
- Acesso às áreas restritas do nosso site (informações jurídicas recentes).
- Exclusividade no recebimento do nosso jornal mensal, via correio.
- Prioridade na ordem de atendimento do Plantão Jurídico.
- Percentuais diferenciados no pagamento de honorários advocatícios e exclusividade nas novas ações que o sindicato der entrada.
- Acesso a cursinhos preparatórios (para dependentes) e a cursos de capacitação ( Português, Inglês Básico e Inglês Instrumental).
- Convênio com o Clube do Dente (Plano Odontológico com inclusão de dependentes).
- Convênio com SESC/RN
- Atividades especiais para aposentados e Consultoria em Orçamento Doméstico.
- Possibilidade de participação nos Grupos Musicais do SINTEST/RN (coral e grupos vocais).
- Participação exclusiva nos eventos sociais eventualmente promovidos pelo sindicato (festas de final de ano, dia do servidor e outros.
O SINTEST-RN, Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior, é uma instituição sem fins econômicos com sede em Natal - RN e constituiu-se para defesa e representação legal dos trabalhadores em estabelecimentos de educação do ensino superior, sejam eles públicos ou privados.
São alguns dos objetivos e prerrogativas do SINTEST-RN:
- Representar, perante as autoridades administrativas, judiciárias e patronais, os seus associados;
- Celebrar convenções e acordos coletivos;
- Manter relações com as demais entidades de categorias profissionais e os movimentos organizados da sociedade para concretização da solidariedade social e defesa dos interesses gerais dos trabalhadores;
- Eleger representantes da
- FONTE - SITE SINTEST - RN